quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Bicho-de-conta


BICHO DE CONTA
Nome Comum: Bicho-de-Conta
Nome Científico: Ligia oceanica
Ordem: Crustacea
Família: Ligiidae

BIOLOGIA
Tamanho: até 2cm
Coloração: acinzentado
Descrição: Os tatuzinhos não são nem insetos, nem moluscos . São crustáceos que se adaptaram à vida em terra firma, espalhados por todo o mundo, mas necessitam viver num ambiente húmido e escuro. Por isso, procuram as cavernas, onde podem esconder-se sob pedras ou paus. Para conservar a humidade indispensável à sua sobrevivência, eles vivem em colónias. Empilhados uns sobre os outros, protegem-se da seca por evaporação. Estes animais possuem órgãos dos sentidos, fora da sua carapaça, que os ajudam a encontrar locais húmidos.

Reprodução:Ovípara
Alimentação:alimenta-se de vegetação orgânica em decomposição
Métodos de controlo:Estes animais causam danos às raízes e às folhas das plantas, entretanto são muito eficientes como decompositores, mas temos de os eliminar assim, para controlar um pouco sua presença aconselhamos diminuir a humidade do seu jardim e mantê-lo limpo de folhas e galhos. ~

Exmos.º Senhores Autores:
Ivan José
João Pedro

Um comentário:

Bárbara disse...

Boa noite, se estes artrópodes se alimentam de matéria vegetal em decomposição , de que maneira são prejudiciais para as raízes das plantas?Porque motivo são considerados uma peste a eliminar?Não ajudam a fertilizar o solo?