quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Aranha de Jardim



Ordem: Araneae
Família: Lycosidae

BIOLOGIA

Tamanho: 6 a 8cm, incluindo a envergadura das pernas.
Coloração: Acinzentado.
Reprodução: Sexuada.
Alimentação: Pequenos insectos e outros artrópodes.
Postura: usam as teias como muralhas para proteger seus ovos.
Características: Aranhas possuem apenas dois segmentos corporais : o céfalotórax, ou prosoma, e o abdômen chamado de opistosoma. Ambos são ligados por uma estreita haste chamada de pedúnculo. O corpo das aranhas é revestido por um exoesqueleto, uma estrutura rígida formada principalmente por quitina. As aranhas possuem oito pernas e seus olhos são lentes únicas. Elas podem ter 8, 6, 4, 2 ou mesmo nenhum olho, como no caso de algumas aranhas cavernícolas. Na cabeça têm dois pares de apêndices: as quelíceras, em forma de ferrão, formadas por quitina negra com uma ponta muito fina, e os pedipalpo, que são utilizados para manipular alimentos. A boca fica entre os palpos. Há vários tipos de aranhas, as venenosas e aquelas que "saltam" querendo se proteger. Ao contrário do que muitos pensam as aranhas não são insectos.

ABRIGOS:
Gramados, embaixo de folhas. Seus ninhos são construídos unindo se de folhas secas.

CURIUSIDADES:certas aranhas, como as da família Lycosidae, carregam os seus filhotes recém-nascidos no seu dorso, até que eles sofram a primeira muda de pele.A longevidade das aranhas pode variar de apenas alguns meses até o extremo de 25 anos, como ocorrido com certas caranguejeiras da família Theraphosidae (segundo observações em cativeiro).
As aranhas em geral apresentam um comportamento de canibalismo, não apresentando vida social. Filhotes saídos de uma ooteca frequentemente se entredevoram, restando apenas os mais aptos à sobrevivência.

Autores: Zé Carlos e Pedro Barbosa