quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Formiga


Nome comum: Formiga
Ordem: Hymenoptera
Familia: Formicidae

BIOLOGIA
Tamanho: Média de 1 cm.
Coloração: Na maioria são vermelhas e pretas.
Postura:Decenas de ovos por dia.
Reprodução:As rainhas são femeas reprodutivamente férteis, fecundadas por um ou vários machos, e que se ocupam em pôr ovos. Os ovos, podem ser férteis ou inférteis. Os ovos férteis não fecundados dão origem aos machos e dos ovos fecundados originam-se as fêmeas que podem se converter em rainhas ou operárias. Os ovos inférteis, que também podem ser colocados por operárias de algumas espécies, podem servir de alimento para as larvas da colônia.
Alimentação:As formigas principalmente aquelas que habitam o interior das casas e edificios das cidades, optam pela busca de grãos de açúcar, doces, migalhas de pão, bolachas e restos de alimentos, insectos mortos, pedaços de frutas, etc.

ABRIGOS:As Formigasa construem os seus ninhos no interior das casas e edificios,como em rachaduras de pisos, paredes, rodapés,nos jardins, atrás dos azuleijos, atrás de pias,no interior dos condutos elétricos,etc.

PREVENÇÃO:Selar os orificios e fretas dentro das recedências;Manter os alimentos guardados em recipientes bem verdados;Manter o ambiente limpo de migalhas de alimentos;Depositar folhas de louro ou carvo-da-índia,ou casca de tangerina nos locais onde as formigas são indesejavéis.Trocar estes ingredientes em cada duas semanas.

MÉTODOS DE CONTROLE:O controle com barreiras físicas na planta que impeçam a subida das formigas pode resolver, temporariamente, a situação. Tais barreiras incluem faixa com graxa, pedaços de lã, esponja com inseticida etc. O controle com inseticida-formicida propicia melhor resultado quando o produto for aplicado em formigueiros recém formados, ou seja, quanto menor o formigueiro, mais fácil será o controle.

NOTAS:As formigas atacam e defendem-se mordendo ou picando, por vezes injectando compostos químicos no animal atacado, em especial, o ácido fórmico. Há vários tipos de formigas: Formiga fantasma, formiga doméstica,formiga louca,formiga de faraó,etc.

Autoras: Cátia Mendes e Cátia Neves

Nenhum comentário: